Especialidades

<<  Voltar para especialidades
Retina e Vítreo A retina é membrana sensível à luz que reveste a parte interna do globo ocular composta por células foto-receptoras, que convertem a luz em impulsos elétricos que são enviados ao cérebro para que a visão aconteça. A parte central da retina recebe o nome de mácula. É nessa região que se processa a visão de detalhes.

Os problemas mais sérios de retina tem origem no vítreo, uma substância que preenche a cavidade central do olho.

Problemas de Retina e Vítreo podem causar grave perda de visão ou até mesmo cegueira. Entre os problemas que podem afetar essa região, temos o descolamento de retina, a endofitalmite, a degeneração macular (DMRI) e a retinose pigmentar.

O oftalmologista que se dedica ao estudo e cuidados da retina é chamado de retinólogo. Ele pode atuar tanto de forma preventiva, por meio de acompanhamento e exames que permitam detectar precocemente um problema de retina, principalmente em pacientes que apresentem maior risco (diabéticos e portadores de miopias muito elevadas), ou de forma corretiva (neste caso, realizando cirurgias, para interrmper o descolamento da retina, ou remover material infectatdo).

As perdas visuais que ocorrem em função de um problema de retina são irrecuperáveis. Por isso é tão importante manter um acompanhamento periódico.