Especialidades

<<  Voltar para especialidades
Glaucoma É uma doença ocular na qual o fluxo do líquido do interior do olho é comprometido. Isso provoca o aumento da pressão intraocular, o que pode danificar o nervo óptico, responsável pela transferência dos estímulos visuais captados pelo olho ao cérebro. Danos ao nervo óptico resultam em perda irreversível de visão. O glaucoma é uma das principais causas de cegueira em todo o mundo.

O glaucoma não pode ser prevenido, nem sequer é possível determinar sua causa exata, mas, se detectado e tratado precocemente, geralmente o glaucoma pode ser controlado, com pouca ou nenhuma perda de visão. Por isso a consulta regular ao oftalmologista é tão importante.

Dos diferentes tipos de glaucoma, o glaucoma primário de ângulo aberto frequentemente se desenvolve de forma gradual e indolor, sem sinais ou sintomas. Este tipo de glaucoma é mais comum entre os negros do que brancos. Ele pode causar danos e provocar a cegueira de forma mais rápida. Fazer exames regulares, incluindo testes de glaucoma, é particularmente importante para pessoas com mais de 35 anos. Outro tipo de glaucoma, chamado de glaucoma de ângulo agudo, pode ser acompanhado de visão turva, perda de visão lateral, aparecimento de anéis coloridos ao redor das luzes e ainda dor ou vermelhidão nos olhos.

Hoje, consideram-se três tipos de tratamento para o glaucoma: uso de colírios, aplicação de laser e cirurgia. Somente o oftalmologista especializado em glaucoma pode avaliar seu caso e determinar o tipo de tratamento mais indicado.


Evolução do glaucoma Evolução do glaucoma